quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A teologia do Dr. HOUSE


por:Andrew Lourenço


Como cristão temos a missão de ajudar as pessoas, compartilhar as boas novas do reino de Deus, instruí-las em seus problemas, não somente na área espiritual, mas sim a pessoa num todo, ”vida social!”, inclusão, aconselhamento e varias outras áreas que uma pessoa necessite isso é uma tarefa para todo aquele que se diz cristão, não somente para psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, pastores e outros profissionais.
Todos têm oportunidade de ajudar, todos os dias, um amigo a tomar uma decisão, um casal com problemas no casamento, motivar, ajudar o visinho a lavar o carro, cuidar de crianças, todas as situações requer ajuda.
O que acontece é que hoje em dia a os “Super Cristão” (nunca passa por problemas) e com às vezes com a sua falta de sensibilidade ao problema do próximo, por não serem humildes, ou até mesmo por não saberem como ajudar,e ao ver o estado de necessidade em que a pessoa se encontra ,acaba não dando a ajuda necessária, por não se por no lugar do ajudado.
Mas qual será a melhor maneira de ajudar as pessoas que estão a nossa volta?Bom a resposta encontrei na palavra, mas para chegar até esse ponto, vamos pelo mesmo caminho que andei:
Assistindo o seriado um seriado de TV Dr. HOUSE,é muito simples:Dr. Gregory House(Hugh Laurie),é um brilhante profissional da área medica,às vezes sua conduta possa era tachado de extremamente anti-social,a cada episodio,House encara um novo paciente com sintomas inexplicáveis e ele e sua equipe deve descobrir o misterioso caso antes que seja tarde!,Bom de imediato ele não se veste como medico, parece um paciente como outro ,a anda mancando,toma seus remédios na frente dos pacientes, e o que me chamou a atenção foi na sua primeira temporada, em um determinado episódio: House chama a atenção de um da sua equipe, por causa de afronta ,e o mesmo para se livra,diz que faria um diagnostico preciso sobre a saúde de House, e provaria para todos que ele podia andar normalmente, esse não era o tema do episódio, mas me chamou a atenção...se fazer igual ao pacientes.
No decorrer dos episódios em diante pude notar que o Dr. House nadava daquele “jeito” para mostrar para seus pacientes que ele passou pelo mesmo problema que eles" no meu entender", nisso os pacientes se abriam mais fácil, do que para os demais médicos, resumindo “ele se vestia e andava daquele jeito para estar mais próximo dos pacientes.
Podemos dizer que é uma verdade que para ajudar as pessoas, temos que descer até altura delas, mostrar que podemos também passar pelo mesmo problema que elas, entendem-las e ouvi-las.
Temos que fazer como Jesus fez deixar dos nossos estatos, descer até onde a pessoa se encontra e as levantar ajudar, com humildade e amor, dando suporte para elas, seguindo o que a palavra de Deus nos mostra como devemos chegar até elas, fazendo dessa maneira conseguiremos sim ajudar aqueles que estão a nossa volta.

Cada um cuide, não somente do s seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,que,embora sendo Deus,não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;mas esvaziou-se a si mesmo,vindo tornando-se semelhante aos homens.FL 2.4-7